REPORTAGEM VAGOS OPEN AIR 2010 | 6 de Agosto
Page 1 of 3 • Share •
Page 1 of 3 • 1, 2, 3 
REPORTAGEM VAGOS OPEN AIR 2010 | 6 de Agosto
REPORTAGEM
1º DIA - VAGOS OPEN AIR

1º DIA - VAGOS OPEN AIR

6 de Agosto 2010
Lagoa do Calvão - Vagos
Line Up: Prayers Of Sanity; Miss Lava; Gwydion; Ensiferum; My Dying Bride; Meshuggah
Reportagem realizada por:
Texto: Renata Lino
Fotos: Sandra Manuel
A 2ª edição do Vagos Open Air contou com alguns melhoramentos no recinto. A que saltou mais à vista, ainda antes de entrarmos, foram as bancadas do lado direito. Deram muito jeito a quem lida mal com o calor (encontravam-se à sombra das árvores) e para quem simplesmente queria descansar ou ver os concertos longe da confusão.
O número de barracas de “comes & bebes” também era maior (contando com uma de hidromel, que não me lembro de lá ver o ano passado) e a nível de segurança, até cães lá andaram, atentos e vigilantes.

O que não melhorou foi o sistema de bilheteira: portadores de bilhetes, convites e passes de imprensa tinham todos de fazer fila única. Embora tenhamos chegado pouco depois das 16:20, perdemos o início do concerto de PRAYERS OF SANITY pois ainda não tínhamos conseguido entrar.
Apesar do calor terrível que se fazia sentir, os thrashers algarvios conseguiram pôr as hostes a mexer e a levantar uma nuvem de pó imensa no centro do mosh pit em temas como “waiting on death row” e “no redemption” (que o vocalista Tião afirmou para o público “vocês conhecem o refrão desta” e não se enganou). Meia hora de old school thrash metal que terminou com “too much to handle” (nesta, Tião queria que o público tocasse com a cabeça no chão) e “evil may die”. Muito à vontade em palco, cheios da energia e força típicas das bandas deste género, provaram terem merecido ganhar o Wacken Metal Battle.

Seguiram-se os lisboetas MISS LAVA com a sua mistura de heavy, stoner e groove. Nunca tinha tido oportunidade de vê-los antes e foi uma agradável surpresa. Excelentes músicos e uma voz forte cujo corpo está sempre aos pulos e a esbracejar. Johnny Lee é o seu nome e logo de inicio chamou o público mais para a frente, alegando “aqui está mais fresquinho”. De seguida apresentou: “nós somos os MISS LAVA e we’re gonna kick your fucking ass!”, começando então a entoar os primeiros acordes de “sleep with the angels”. “Revolt” e “blind dog” continuaram a fazer as cabeças abanar, e “black rainbow” teve praticamente toda a gente a acompanhar o início com palmas. Para o fim ficou o tema-título do álbum de estreia, “blues for the dangerous miles” e “don’t tell a soul”, música que a MTV escolheu para dar som ao trailer da terceira temporada da série “Skins”.

Os Vkings portugueses GWYDION tinham em Vagos muitos fãs trajados e pintados a rigor. O entusiasmo era tal que nem pareceram importar-se com o facto de o som estar bastante confuso, os instrumentos abavam-se uns aos outros. Mas o que importava era a festa.
Depois de “from Hel to Asgard” Ruben Almeida disse ser um prazer estar a tocar no Vagos Open Air, obtendo do público como resposta o nome da banda berrado sonora e repetidamente. “Ofiússa (a terra das serpentes” foi recebida com palmas e copos de cerveja atirados ao ar, enquanto que “mead of poetry” teve direito a um comboio humano. “Cold tempered”, “turning of the wheel” e “Viking’s horned parody” (música que aparentemente desmente que os Vikings desconheciam o amor) deram azo a mais dança, que parecia não querer abrandar mesmo depois dos temas finais “the terror of the Northern” e “six trials to become a beerzerker”.

Meio festival já tinha passado e chegava a hora das bandas internacionais. Logo no início tínhamos já constatado que este ano havia maior afluência ao Vagos Open Air, mas para o fim da tarde o número de presentes era indiscutivelmente superior.
Era agora a vez de outros guerreiros, desta vez os finlandeses ENSIFERUM. O alvoroço começou apenas com a intro sinfónica, à qual se seguiu “from afar” e “twilight tavern”. Petri Lindroos cumprimentou Vagos, dizendo que “feels good” estar pela primeira vez em Portugal. “Into battle” teve o refrão gritado a plenos pulmões pelo público, sem que a banda precisasse de pedi-lo. Para “token of time”, tema mais antiguinho, é que Petri já pediu para que puséssemos os braços no ar e em “Ahti” apelou a um “big mosh pit” – ambos os pedidos foram imediatamente atendidos.
Alguns problemas técnicos levaram a uma pausa no alinhamento, onde Petri disse para aproveitarmos para ir buscar uma cerveja. Mas ninguém arredou pé, até porque Markus Toivonen pôs-se “a brincar” com a sua guitarra, à laia de entretenimento.
“Stone cold metal”, “one more magic potion” e “treacherous gods” foram alguns dos temas que se seguiram, e “iron” fechou aquela hora e um quarto de “heroic folk metal”, como eles próprios gostam de se intitular. Creio que ficaram tão satisfeitos por cá tocar como nós de ver semelhante prestação em palco.

A brutalidade pode ter acalmado com a banda seguinte, mas não os ânimos. Eu confesso que não gosto muito de MY DYING BRIDE, pois o nível de depressão do death/doom que eles tocam é demais para mim. Mas ver o dramatismo e feeling com que Aaron Stainthorpe interpreta as suas músicas, não deixa margem de dúvida quanto ao porquê de serem uma das melhores bandas do género.
Começaram com “fall with me” e “bring me victory”, ambas do último trabalho “for lies I sire” (2009). Aaron então agradeceu, dizendo que tinham passado 8 anos desde a última vez que cá haviam tocado, e que não entendia porquê, pois tinham-se divertido imenso na altura e sem dúvida que se estavam a divertir agora. O que, obviamente, mereceu grande ovação por parte do público.
Antes de “the whore, the cook and the mother”, Aaron apresentou David Grey (dos AKERCOCKE) que está a substituir o baterista Dan Mullins, que se lesionou num joelho em Janeiro passado.
Para quem gosta, foi certamente um grande concerto, que chegou ao fim com o clássico “the cry of mankind”.

Os cabeças de cartaz MESHUGGAH fizeram esperar Portugal mais de 20 anos para tocarem cá pela primeira vez. E fizeram Vagos esperar meia hora até subirem ao palco. Não é nada de extraordinário, pois atrasos em concertos são mato no nosso país. Mas como todas as outras bandas do festival foram pontuais, a espera foi mais difícil de suportar. Finalmente, sob luzes vermelhas e envoltos em fumo, lá começaram com “rational gaze”, seguida por “bleed” quase sem interrupção.
A postura do vocalista Jens Kidman revelou-se tão característica como os andamentos e riffs da própria banda, com poses que uma amiga minha chamou de “imperiais”. “Sane”, “combustion” (que marcou o momento mais alto do mosh pit, embora este tenha estado em alta praticamente o concerto todo) e “straws pulled at random” foram outros dos temas que se puderam ouvir mas mal ver, devido ao exagero de strobes. Para o encore ficou “future breed machine”. Pelo que percebi, os fãs acharam que valeu bem a pena esperar.

Last edited by Sandra Manuel on Mon Aug 09 2010, 21:59; edited 3 times in total

Sandra Manuel- Backstage Press | Manager

- Registration date: 2008-03-05
Number of posts: 2042
Country/ City: Cortegaça
Preferred Music Style : Metal, Goth, Rock (well, a little bit of everything)

Re: REPORTAGEM VAGOS OPEN AIR 2010 | 6 de Agosto
Ah ah ah! Aquela primeira foto de Meshuggah está brilhante
Estão todas, aliás
Estão todas, aliás

Pieni- Backstage Press | Level 2

- Registration date: 2009-04-06
Number of posts: 450
Country/ City: Portugal / Gaia
Preferred Music Style : hard'n'heavy
Grande e completa reportagem do 1º dia! Muito boas fotos e texto! Parabéns às duas!

Rafael Cordeiro- Music listener
- Registration date: 2009-05-28
Number of posts: 27
Country/ City: Portugal/Porto
Preferred Music Style : Metal, Goth, EBM, Industrial

Obrigado, Rafael 
Depois também gostava de ver as tuas fotos ;-)

Depois também gostava de ver as tuas fotos ;-)

Gostei de ler a report e de ver as fotos
- Parabéns!!
- Parabéns!!
Solitude- Photographer
- Registration date: 2009-08-07
Number of posts: 13
Country/ City: Portugal/Queluz
Preferred Music Style : Metal (almost all genres)

Reportagem actualizada!
Obrigada pelos comentários!
Obrigada pelos comentários!

Que susto! Pensava que era o meu pc que se estava a passar outra vez e não me deixava ver as fotos todas! Afinal não era problema meu, eh eh.
Bem-vinda, Solitude
Bem-vinda, Solitude

Parabéns pela report meninas.
Estou a ver que este ano o VOA esteve melhor e com mais audiência.
Com muita pena minha este ano não pude marcar presença por lá. O ano passado ainda deu para conciliar o Wacken com Vagos mas este ano as datas coincidiram. Adorava ter visto My Dying Bride, Meshuggha e Carcass. Ainda vi Amorphis e Kamelot no Wacken. Mas não me arrependo da escolha, o Wacken continua a rockar!!! ehehe. Foi pena não terem respondido ao pedido de credencial.
Com muita pena minha este ano não pude marcar presença por lá. O ano passado ainda deu para conciliar o Wacken com Vagos mas este ano as datas coincidiram. Adorava ter visto My Dying Bride, Meshuggha e Carcass. Ainda vi Amorphis e Kamelot no Wacken. Mas não me arrependo da escolha, o Wacken continua a rockar!!! ehehe. Foi pena não terem respondido ao pedido de credencial.

Black Ju- Backstage Press | Level 3

- Registration date: 2008-02-26
Number of posts: 816
Country/ City: Portugal/Gondomar
Preferred Music Style : Metal
Black Ju wrote:Parabéns pela report meninas.
Obrigado, Ju. Sim, o Vagos está a crescer em todos os níveis. Foi pena não teres podido ir, mas entendo perfeitamente as tuas prioridades (logo eu, ah ah ah)

Black Ju wrote:Parabéns pela report meninas.
Brigada!!!
Olha-me pa ela! Andou a curtir no Wacken eheheh Correu tudo bem?
Este ano o pedido da acreditação foi pedido muito tarde, deve ter sido por isso. O ano passado pedimos muito cedo!

MOMENTOS

A LAGOA

RELAXAR ANTES DOS CONCERTOS

AMIZADE (Mad_Dog Coldfear & Matador Revolution Within)

AGARRA-ME!! Renata & Ana

PUBLICIDADE AO BODY PIERCING (Shore - The Ransack - & Luis Lisboa - Hacksaw)

A MOSTRAR A PERNINHA

SORRISO TATUADO

O NOSSO COLEGA Paulo Tavares

AS VENDEDORAS - Metalhead Metal Wear

NÃO HAVIA DESCULPA PARA QUEM NÃO TIVESSE GEL DE BANHO

O ACAMPAMENTO

NÃO TEM BATERIA MAS TEM GERADOR

A LAGOA

RELAXAR ANTES DOS CONCERTOS

AMIZADE (Mad_Dog Coldfear & Matador Revolution Within)

AGARRA-ME!! Renata & Ana

PUBLICIDADE AO BODY PIERCING (Shore - The Ransack - & Luis Lisboa - Hacksaw)

A MOSTRAR A PERNINHA

SORRISO TATUADO

O NOSSO COLEGA Paulo Tavares

AS VENDEDORAS - Metalhead Metal Wear

NÃO HAVIA DESCULPA PARA QUEM NÃO TIVESSE GEL DE BANHO

O ACAMPAMENTO

NÃO TEM BATERIA MAS TEM GERADOR
Last edited by Sandra Manuel on Mon Aug 09 2010, 20:11; edited 1 time in total

Bem, a barraquinha da Oriflame e o telemóvel a carregar no gerador... um mimo! 

Last edited by Pieni on Mon Aug 09 2010, 21:41; edited 1 time in total

Grande reportagem! :p
Uma correcção os Meshuggah não tocaram a The Mouth Licking What You´ve Bled, mas sim a Sane.
Uma correcção os Meshuggah não tocaram a The Mouth Licking What You´ve Bled, mas sim a Sane.
Perpetual Black Second- Music listener
- Registration date: 2010-08-09
Number of posts: 1
Country/ City: Guimaraes
Preferred Music Style : Death/Thrash/Progressive
Olha eu ali apanhado em flagrante 
Sandra se não te importares vou meter essa foto no facebook ;)
Bem só se podia esperar uma boa report daqui da equipa do Backstage.
Alta foto de Miss lava com o vocal a olhar para a máquina. A minha favorita \m/
A edição de Vagos desste ano foi bem melhor. Mais público, cartaz mais forte, mais comes e bebes, mais animação.
E que venham muitos mais, com ainda mais público e mais bandas
Amei Amorphis!

Sandra se não te importares vou meter essa foto no facebook ;)
Bem só se podia esperar uma boa report daqui da equipa do Backstage.
Alta foto de Miss lava com o vocal a olhar para a máquina. A minha favorita \m/
A edição de Vagos desste ano foi bem melhor. Mais público, cartaz mais forte, mais comes e bebes, mais animação.
E que venham muitos mais, com ainda mais público e mais bandas

Amei Amorphis!

PauloTav- Backstage Press | Level 3

- Registration date: 2009-08-22
Number of posts: 100
Country/ City: Lisbon
Preferred Music Style : Metal

Perpetual Black Second wrote:Grande reportagem! :p
Obrigado pela correcção. Não conheço Meshuggah muito bem, guiei-me pela setlist que me arranjaram ;-)

Page 1 of 3 • 1, 2, 3 
Similar topics» [OPEN] Permanent Group - After A
» An Open Letter To Susan
» 1925 (Jazz Arrange) OPEN
» Audio Supervisor and AS Assistant (2 spots open)
» TeamProlific.com Sampler (2010)
» An Open Letter To Susan
» 1925 (Jazz Arrange) OPEN
» Audio Supervisor and AS Assistant (2 spots open)
» TeamProlific.com Sampler (2010)
Page 1 of 3